Como Montar uma Barbearia de Sucesso » 10 Dicas de Ouro

Como montar uma barbearia de sucesso? Abrir uma barbearia não é algo simples, é preciso muita dedicação e criatividade, fique ligado pois é muito mais complexo do que parece. Lembrando que a primeira impressão é a que conta, uma barbearia bonita de sucesso ativa um sentimento de satisfação ao seu cliente que pensa: poxa um lugar tão bonito sem duvidas presta um ótimo serviço!

Fique atendo, homens estão cada vez mais exigentes e preocupados com o visual. Com tendencias da moda mudando constantemente, diversos tipos de barba e cabelo entrando na moda, aumentou a demanda por profissionais preparados, qualificados e especializados em tais estilos específicos.

O papel do barbeiro vai muito além de identificar qual estilo combina mais com o cliente, hoje ele é o braço direito na manutenção do visual dos adeptos a barba e cabelo.

As barbearias, de fato, voltaram com tudo, mas, para que ela tenha o tão desejado sucesso, é preciso muita dedicação e olhar estratégico sobre o negócio, vai de tirar boas fotos para divulgação do seu trabalho nas redes sociais a um simples bom dia para o seu cliente.

Contudo, essa não é a única razão para muitos profissionais buscarem informações sobre como montar uma barbearia. Afinal, os homens estão ficando mais vaidosos. Principalmente nos cuidados com a barba e cabelo.

Se você está aqui com certeza quer saber por onde começar certo? Confira as nossas dicas para montar aquela barbearia de respeito e aumentar sua clientela!

10 Dicas de Como Montar uma Barbearia

Não basta apenas alugar uma loja, abrir as portas e ficar esperando os clientes chegarem. Sendo assim, para ter uma barbearia de sucesso é necessário não só estudo como também dedicação do dono. Por isso, selecionamos dez dicas para quem quer investir no ramo e prosperar em seu empreendimento.

  1. Planeje Bem
  2. Cuide da Burocracia
  3. Defina a Estrutura da Barbearia
  4. Faça Investimentos Calculados
  5. Seja Criativo, Invente Novos Serviços
  6. Atraia e Fidelize seus Clientes
  7. Procure ser Diferente dos Demais
  8. Aposte na Franquia
  9. Faça boas Parcerias
  10. Venda Produtos de Qualidade

1 – Planeje Bem

Fique ligado, qualquer negócio precisa ser bem planejado, aqui vamos te ajudar a bolar uma estrategia e lhe ajudar com uma boa gestão.

Primeiramente você precisa estabelecer quais são os propósitos do seu estabelecimento. Isso vale para todos os públicos desde o cara que deseja montar uma barbearia do zero até mesmo para quem já tem uma barbearia e esta tendo dificuldades. É a partir do planejamento que você analisará até que ponto vale a pena investir ou não em seu negocio.

Em segundo lugar, é preciso entender que o planejamento estratégico e o ponto primordial para tudo dar certo. Sendo assim, fique atento as seguintes questões que deixamos abaixo para você:

Planejamento

 

Faça a seguente pergunta onde estamos?

Faça a análise do cenário por completo: destrinche os pontos fortes e limitações do ambiente interno e externo; ameaças e oportunidades do ambiente fique atendo a cada detalhe.

Faça a seguinte pergunta para onde queremos ir?

Essas são suas metas para o futuro em geral. Geralmente, estão ligadas a assuntos como faturamento, rentabilidade e posicionamento no mercado.

Descubra como chegar lá?

Nesse momento você vai definir quais serão as estratégias para alavancar suas metas. E como fazer isso? Deixar a fachada mais chamativa? Ter um espaço para vender produtos para barba como o minoxidil kirkland? Contratar uma secretária? As estratégias podem ser decisivas para o seu crescimento, tem um baixo valor e querem mostrar serviço.

2 – Cuide da Burocracia

Cuide da Burocracia

Essa é uma das partes chatas, não perca tempo e registre a empresa e sua marca e contrate um contador. O primeiro passo é escolher o nome e verificar na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica de seu município se já está no domínio de outra pessoa. Vale, ainda, patentear a grife no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

Fique atento a seguinte lista de documentos;

  • Cópias autenticadas do RG e CPF dos sócios caso você tenha;
  • Capa de registro na Junta Comercial ou no cartório;
  • Ficha de cadastro e pagamento de taxas;
  • Contrato social.

3 – Defina a Estrutura da Barbearia

Defina a Estrutura da Barbearia

Pense na possibilidade de colocar um aparelho de TV ou música ambiente, uma iluminação apropriada ao tratamento. Quatro cadeiras básicas de barbeiro, um lavatório, armários e acessórios em geral, espelhos fixos e de mão e linha telefônica que combinam com seu ambiente e que estejam dentro do seu orçamento.

4 – Faça Investimentos Calculados

Faça Investimentos Calculados

É importante, ainda, ter um capital de giro para suportar oscilações de movimento do mercado, nesse ramo da barbearia leva tempo até que você tenha uma clientela fixa, sua renda pode varias durante os meses mas não se desespere, mantenha o foco e sempre procure alternativas para alavancar sua barbearia. Esse valor varia conforme prazos médios de fornecedores, estocagem e o concedido a clientes, como parcelas para pagamento via cartão de credito até depósitos.

5 – Seja Criativo, Invente Novos Serviços

Seja Criativo, Invente Novos Serviços

Para se destacar no mercado da barbearia, é preciso trazer um diferencial, algo que agregue valor e que o cliente reconheça ser uma vantagem competitiva, tente criar algum serviço especifico que somente você oferece, de preferencia ative o gatilho mental da escassez, pense em alguma promoção que vai durar por um tempo limitado .

Atualmente, o homem está mais vaidoso e com isso você pode criar opções diferentes é uma boa ideia a fim de aumentar o giro de dinheiro.

6 – Atraia e Fidelize seus Clientes

Engana-se quem pensa que basta abrir as portas para as pessoas aparecerem do nada. É preciso saber vender o peixe e investir em divulgação para construir uma imagem positiva e tornar conhecidos os serviços oferecidos. Se atualize frequentemente com o que esta acontecendo no brasil, leia bastante fique por dentro de tudo, muitos cliente são apegados ao seu barbeiro de confiança devido a amizade e o cuidado, fique atendo com tudo!

7 – Procure ser Diferente dos Demais

Procure ser Diferente dos Demais

“Tentei muitas vezes mudar isso, mas sem sucesso”. Televisores ligados em esportes em geral, videogames liberados  e uma mesa de sinuca, são somente alguns dos atrativos que eles adoram, fica ao seu critério agradá-los. Tudo isso sem contar o bar, com muitos rótulos de cervejas artesanais, nacionais e importadas, e um foodtruck na porta aos sábados com uma musica ao vivo , dia de maior movimento.

8 – Aposte na Franquia

Aposte na Franquia

Então você realizou todo o planejamento da sua barbearia. O investimento vale se sua ideia é ter um nome forte e consultoria constante. “A franquia facilita a vida do empreendedor que não conhece a área, deixamos claro que você não pode permitir a franquia em qualquer lugar, você já lutou tanto para ser conhecido e vão usar sua marca em qualquer esquina? claro que não!

Na hora da escolha, lembre-se do seu público: clientes que, em sua maioria, segundo o Sebrae, procuram pelo serviço do barbeiro próximo da sua casa ou trabalho. Dificilmente um cliente, que está em busca do serviço, sairá do seu trajeto trabalho-casa.

09 – Faça boas Parcerias

Faça boas Parcerias

Uma aliança de força pode te proporciona um lucro magnifico, faça parcerias com empresas de cosméticos masculinos, roupas e acessórios. Crie cupons fidelidade dando desconto para determinada ação ou para algum parceiro seu.

Imagine a seguinte situação, você fecha uma parceria com alguma loja de roupas aonde a pessoa que comprar na loja parceira ganha um corte de cabelo ou um desconto na sua barbearia, isso é uma forma de você divulgar seu trabalho indiretamente.

Resumindo é unir forças para um bem maior.Portanto, a grande vantagem da sociedade entre grifes e profissionais é a credibilidade que uma empresta passa para a outra.

10 –  Venda Produtos de Qualidade

Venda Produtos de Qualidade

Finalmente, outra tendência do mercado é a venda de produtos dentro das barbearias. Sendo assim, você pode vender shampoos para barba, pentes, loções e até mesmo produtos para crescer barba como o minoxidil.

Sendo assim, ficou claro que o mais importante é usar a criatividade e buscar boas informações para ter uma barbearia de sucesso. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *